Você conhece o cronograma capilar? Venha saber mais sobre o assunto!

O cronograma capilar é um tratamento que ficou muito conhecido nos últimos anos. A sua fama não vem à toa: investir na utilização dos produtos certos considerando a necessidade dos fios é uma excelente forma de preservar a saúde do cabelo e conquistar um cabelo lindo e muito bem cuidado.

Acontece que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como realizá-lo corretamente para colher todos os seus benefícios e aproveitar madeixas macias e brilhantes. Se você não sabe como realizá-lo, não se preocupe! 

Neste post, responderemos às principais questões acerca do cronograma capilar para você tirar suas dúvidas e montar um calendário de autocuidado perfeito. Acompanhe para saber mais!

O que é o cronograma capilar?

Embora o nome pareça complexo, seu conceito é muito simples: o cronograma capilar representa um processo de autocuidado com os fios. Ele é constituído por três etapas que garantem diferentes benefícios, são elas: hidratação, nutrição e reconstrução. Por isso é fundamental conhecer a saúde dos seus fios e identificar qual é a sua maior necessidade atual para investir na etapa correta logo no início!

Para tanto, você deve realizar uma análise simples e rápida com base no teste de porosidade. Aqui, coloque um fio do seu cabelo, preferencialmente com as pontas, em um copo d’água. Depois de dois minutos, verifique o resultado:

  • se ele estiver boiando, é sinal de que seu cabelo está com a porosidade baixa, sendo necessário apenas um tratamento leve de hidratação;
  • se ele estiver na metade do copo, os fios estão com uma porosidade mediana e o foco do cronograma deve ser nutrição;
  • se ele estiver no final do copo, a porosidade está alta e é necessário investir na reconstrução.

Além disso, você pode realizar uma análise a partir da avaliação visual dos fios. Se o cabelo tem química, ele será mais poroso e pode apresentar traços de ressecamento e pontas quebradiças, necessitando de mais etapas de reconstrução e nutrição. Por outro lado, se ele estiver com menos brilho, a etapa de hidratação deve ser priorizada, sempre intercalando com os outros passos do cronograma capilar.

Assim, o primeiro passo é ficar de olho no aparecimento de fios opacos e ásperos, com frizz, pontas secas e abertas. Esses são sinais de ressecamento e fios quebradiços fundamentais para orientar o seu cronograma capilar. Em seguida, perceba se há a tendência do seu afinamento ao longo do comprimento, já que isso aumenta a sua elasticidade e, consequentemente, a quebra.

Como ele melhora a saúde dos fios?

Você deve estar se perguntando: se o cronograma têm diversas etapas, como ele pode melhorar a saúde dos fios? Na verdade, é justamente a combinação desses três passos que proporciona um excelente resultado e o cuidado certo para deixar seu cabelo macio.

Como você deve imaginar, o cronograma capilar é eficaz a partir da união de substâncias que melhoram a saúde dos fios. Por isso, realizar o teste de porosidade para identificar o que seus cabelos precisam é um passo indispensável — por meio dele você consegue determinar qual etapa será priorizada.

Nos próximos tópicos, explicamos as três etapas do cronograma capilar e os principais ativos utilizados em cada uma para você entender como ele realmente fortalece os fios. Acompanhe!

Hidratação

Quem nunca desejou ter fios macios, livres de ressecamento e com balanço certo? Isso pode ser conquistado por meio da hidratação. Afinal, ela recupera a água natural do cabelo a partir da sua ação no córtex capilar, resgatando a flexibilidade, maleabilidade e maciez dos fios. 

Por isso essa etapa é fundamental para quem quer eliminar as pontas duplas. Para garantir que esses benefícios sejam alcançados, os produtos utilizados na hidratação devem apresentar um ou mais destes ativos:

  • Manteigas Vegetais (Karité, Cupuaçu, Murumuru) — hidrata, recupera o brilho, garante maciez e combate o frizz;
  • Óleo de Argan — inibe a ação de radicais livres, nutre e restaura fios mais danificados;
  • D-pantenol — aumenta a vitalidade dos fios, melhorando sua textura e garantindo uma ação anti-inflamatória para o couro cabeludo.

Nutrição

Cabelos bem nutridos são aqueles que não apresentam frizz, têm baixo índice de ressecamento e contam com ricas fibras capilares. Isso acontece quando a camada lipídica que reveste os fios é reposta constantemente, conservando as cutículas, diminuindo a oleosidade e evitando a perda de água pelo córtex.

É muito comum investir na umectação dos fios nessa etapa, já que proporciona um cuidado direcionado às cutículas e ao revestimento dos fios. Existem diversos óleos que podem ajudar você nessa missão, com ativos importantes para melhorar a saúde dos fios, como:

  • óleo de rícino — fortalece os fios e diminui a quebra e pontas duplas;
  • óleo de abacate — regenera os fios e fecha as cutículas;
  • óleo de coco, macadâmia e mirra —Nutri profundamente os fios, deixando-os mais saudáveis.

Reconstrução

Por fim, a reconstrução é a etapa mais intensa do cronograma capilar e é indicada para cabelos que tenham sofrido alguma agressão recentemente, tanto por meio de processos químicos quanto pelo uso frequente de chapinha ou secador.

Nesse momento, a queratina vegetal presente nos produtos indicados para a reconstrução é capaz de recuperar áreas danificadas ao repor suas proteínas naturais. Assim, ela encorpa os fios garantindo o aumento de força, resistência e da textura.

Como fazer o cronograma capilar?

Agora que você já sabe o que é o cronograma capilar e suas etapas, chegou o momento de descobrir como realizá-lo corretamente. Lembra que falamos sobre a importância do teste de porosidade? Pois é, o seu resultado será fundamental para orientar o início do seu planejamento.

Ao identificar qual é a necessidade imediata dos seus fios, você consegue estabelecer uma agenda mensal de acordo com aquilo que seu cabelo está precisando. Assim, semanalmente, você intercala as etapas priorizando sempre àquela que foi identificada como a mais importante no teste.

Para facilitar a construção, montamos um passo a passo para você criar um cronograma perfeito e alinhado com seus objetivos:

  • identifique as necessidades do seu cabelo com o teste de porosidade;
  • priorize a etapa mais importante para o seu fio;
  • crie uma agenda com as datas para o tratamento, separando três dias por semana para realizar os tratamentos;
  • para hidratação, escolha produtos que tenham vitamina B5, óleo de Argan e Manteigas Vegetais para devolver a umidade natural;
  • para nutrição, opte por cremes que sejam ricos em ácidos graxos e vitaminas A e E, como Noz de Karité, Semente de Algodão, Coco, Macadâmia, Chá Verde, Camomila, Aloe, Cálamo, Mirra, Oliva e Canela, a fim de fechar as cutículas;
  • para reconstrução, utilize máscaras que tenham proteínas e aminoácidos na fórmula, como a queratina, para fortalecer os fios e evitar a quebra.

Existem mitos e verdades sobre o cronograma?

Quando falamos em cuidado capilar, é muito comum surgirem questionamentos sobre o que é realmente verdade e oferece benefícios comprovados para os fios. O fato é que o cronograma capilar garante excelentes resultados para a saúde do seu cabelo, mas ainda apresenta muitos mitos quanto sua funcionalidade e aplicabilidade.

Por exemplo, o fato de que ele só pode ser feito com produtos naturais é um mito, assim como deixar a máscara agir por longas horas é melhor para todos os tipos de cabelo também é mentira. Por outro lado, o cuidado com a etapa de reconstrução é verdade, sendo fundamental proteger o fio contra o uso excessivo da queratina.

Percebe que conhecer o que é o cronograma capilar e sua forma de aplicação é fundamental para aprimorar ainda mais a saúde do seu cabelo? Com um bom planejamento, é possível utilizar as técnicas certas, investir nos melhores produtos e perceber um excelente resultado em pouco tempo.

E então, gostou do nosso post? Aproveite para conhecer o nosso site e descobrir quais são os produtos que temos disponíveis para o seu cabelo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

!-- Google Tag Manager (noscript) -->